Caprinos mochos em criações sempre foi uma característica desejável, uma vez que reduz os ferimentos com brigas, diminui o espaço necessário por animal nos cochos e facilita o manejo em geral. Muitos criadores optam por retirar os chifres, utilizando para tal o ferro quente ou os produtos químicos próprios, quando estes ainda são jovens.
Em caprinos existem animais que se apresentam sem chifres (mochos) naturalmente. O caráter mocho determinado pela genética. Muitos cruzamentos já foram feitos para formar linhagens caprinas mochas, através do acasalamento sucessivo de animais mochos, por criadores. Contudo, estas tentativas não mostraram bons resultados, diminuindo a fertilidade destas linhagens. Cientistas estudaram profundamente a herança do caráter mocho, comprovando o que os criadores tinham observado que a ausência de chifres estava associada à perda de fertilidade do animal.
O gene atualmente chamado PIS, causam: a ausência de chifres e a diminuição na fertilidade dos animais. O caráter mocho em caprino é transmitido por genes que determina diferenciação sexual através de herança autossômica, ou seja, genes que afetam a diferenciação sexual mas não estão dentro dos cromossomos sexuais X e Y. O gene PIS (Polled Intersex syndrome) está localizado no cromossomo 1 de caprinos, na posição q43. A influência do gene PIS ocorre durante a diferenciação sexual do feto levando à diferentes graus de anormalidades. Desta forma o estado de homozigose para o caráter mocho é desvantajosa, tendo em vista que promove falha na diferenciação do sistema de ductos levando à esterilidade parcial ou total.
Esse gene só acarreta problemas de infertilidade em casos de homozigose, sendo assim, para evitar problemas futuros na condução do rebanho, basta que um dos pais tenha chifres, de preferência o reprodutor, que deixa maior número de descendentes no rebanho.
Com isso entendemos que não é possível obter uma linhagem de caprinos mochos e férteis, uma vez que o gene que determina o caráter mocho tem efeito pleiotrópico sobre a fertilidade.
Fonte: EMBRAPA-2008
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)