segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Sistema Agrossilvipastoril: Uma Forma Sustentável e Alternativa de Produção

Raíssa Ivna
E-mail: raissaivna@yahoo.com.br

Os sistemas agroflorestais são sistemas de uso da terra, nos quais cultivos arbóreos são utilizados em associação com cultivos agrícolas ou pastagem, de forma simultânea ou seqüencial.
Os modelos mais comuns de sistemas agroflorestais são:

Árvores com culturas – silviagrícola
Culturas com animais – agropastoril
Árvores com animais – silvipastoril
Árvores com animais e culturas – agrossilvipastoril

Nos últimos anos tem crescido o interesse por sistemas agrossilvipastoris visando a obtenção de múltiplos produtos, de maneira produtiva e sustentável.

Manter a sustentabilidade da produção aliando a produtividade da terra é uma das características dos sistemas agrossilvipastoris que integram a criação de animais ao manejo de espécies florestais. Com isso, é importante ressaltar que o trabalho viabiliza o meio ambiente, é economicamente viável às propriedades rurais e inclusive as familiares.

O que é um sistema de produção agrossilvipastoril?

Os sistemas silvipastoris podem definidos como um sistema que combina a produção de plantas florestais com animais e pastos, simultânea ou sequencialmente no mesmo terreno. Há uma variante do sistema silvipastoril denominada de sistema agrossilvipastoril, o qual é formado por árvores e/ou arbustos, mais cultivos agrícolas, mais pastagens e animais, num esquema seqüencial.

É um tipo de produção que visa a sustentabilidade da produção, conseguindo ao mesmo tempo conservar os recursos naturais, fixar o homem no campo e aumentar com sustentabiliade e produtividade agrícola e pecuária.

Este sistema copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d’água. Nele, as árvores e arbustos são associados à agricultura e pecuária numa mesma área simultaneamente.

Os sistemas agrossilvipastoris podem ser classificados de acordo com o tipo de arranjo e finalidade em: árvores dispersas na pastagem, bosquetes na pastagem, árvores em faixas nas pastagens, plantio florestal madeireiro ou de frutíferas consorciado com animais, cerca viva, banco forrageiro e quebra-vento.

Qual é a vantagem deste sistema de produção?

No sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado. A madeira das árvores cortada pode servir de estacas, reformando cercas e currais ou até mesmo para a construção civil, aumentando assim, a renda familiar. Outra vantagem é com relação ao esterco recolhido no curral dos animais que são usados como adubo orgânico na agricultura e sem que o produtor precise desmatar a área ou realizar queimadas na vegetação.

Há também o aumento da produtividade e a fixação da atividade agrícola em um mesmo local, que não é possível no modelo tradicional, já que por causa do esgotamento do solo, a rotação entre as terras é intensa, promovendo a degradação de territórios cada vez maiores.
Desta forma, ele diminui os impactos ambientais negativos, comuns nos sistemas tradicionais de criação de animais, por favorecer a restauração ecológica de pastagens degradadas, diversificar a produção das propriedades pecuárias, gerar produtos e lucros adicionais, ajudar a reduzir a dependência externa de insumos, permitir e intensificar o uso do recurso solo e seu potencial produtivo a longo prazo, dentre outros benefícios.

Considerações finais

O desenvolvimento de sistemas agrossilvipastoris para substituir áreas de monocultivos é um desafio para todos que estão envolvidos no assunto.

Os benefícios oriundos dos sistemas agrossilvipastoris são potenciais como uma alternativa sustentável para integrar cultivos arbóreos à pecuária.

Bibliografia

COSTA, B.C.; ARRUDA, E.J.; OLIVEIRA, L.C.S. 2002. Sistemas agrossilvipastoris como alternativa sustentável para a agricultura familiar. Revista internacional de desenvolvimento local. Vol.3, n.5.

EMBRAPA CAPRINOS. 2006. Sistema agrossilvipastoril é lançado no V ciência para vida. Informativo Caprinos e Ovinos em foco. Ano 1. Nº9. Disponível em: http://www.cnpc.embrapa.br/Jornaledicao9.pdf

FERNANDES, F.E.P.; CARVALHO, G.G.P.; PIRES, A.J.V. 2006 Sistemas agrossilvpatoris e o aumento da densidade de nutrientes para bovinos em pastejo. Revista eletrônica de veterinária RED VET. v. VII, n. 11.

OLIVEIRA, C.H.R.; REIS, G.G.; REIS, M.G.F.; XAVIER, A.; STOCKS, J.J. 2008. Área foliar e biomassa de plantas intactas e de brotações de plantas jovens de clone de eucalipto em sistemas agrossilvipastoris. Revista árvore, Viçsa-MG, V.32, N.1

PORTAL EDUCAÇÃO. 2009. Sistema agrossilvipastoril traz vantagens para o produtor rural. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/noticias/38610/sistema-agrossilvipastoril-traz-vantagens-para-o-produtor-rural

Nenhum comentário: